Como praticar a gentileza no dia a dia

por | abr 11, 2021 | Sabedoria | 0 Comentários

🌸Cumprimente quem passar pelo seu caminho
Fazer uma saudação quando encontramos alguém é um sinal de boa educação e um ótimo gesto de gentileza. Você pode dizer apenas “olá”, e a outra pessoa já saberá que você a viu e reconhece a importância dela. Faça isso principalmente com quem é excluído pela sociedade, como funcionários de estabelecimentos ou condomínios.


🌼 Ofereça ajuda sempre que puder
Se você percebeu que uma pessoa está precisando de ajuda para desempenhar uma tarefa que você sabe como fazer, não hesite em se oferecer para facilitar o serviço. Você pode executar desde coisas simples, como ajudar a carregar compras e a atravessar a rua, até as mais complexas, como ensinar a usar uma ferramenta ou fornecer alguma informação importante sobre um projeto.


🌺 Ouça o que os outros têm a dizer
Precisamos entender que a nossa forma de ver o mundo não é única e que ouvir o que os outros têm a dizer é um ato de gentileza, respeito e desejo de evolução. Quando uma pessoa estiver falando, respeite a vez dela e aguarde para fazer comentários. Essa atitude simples será capaz de criar diálogos prazerosos e úteis para todos!


🌻Evite conflitos desnecessários
É comum que às vezes comecemos discussões sem entender muito bem aonde queremos chegar com isso. Quase sempre nos exaltamos, deixamos o ódio tomar conta e permitimos que a irritação comande nossos pensamentos. Porém evitar conflitos desnecessários é o que garante que a gentileza virá sempre como prioridade nas nossas conversas e interações. Pense antes de discutir!


🌸 Reconheça seus limites
A gentileza no dia a dia deve ser praticada com as outras pessoas. Mas também devemos praticá-la com nós mesmos. É preciso que você reconheça os seus limites, para não aceitar situações que podem te prejudicar ou te estressar. Seja gentil com você mesmo e respeite suas necessidades e limitações. São pequenos gestos de carinho, atenção e cuidado que conquistam o coração de todos, melhoram a nossa personalidade e promovem relações interpessoais mais respeitosas e verdadeiras. Experimente incorporar essa prática e transforme-se!