Os Luminares num Mapa Natal

por | fev 14, 2021 | Astrologia | 0 Comentários

O Sol e a Lua são dois pontos determinantes numa análise de carta natal. Estes astros são também conhecidos como luminares, justamente por trazerem luz, iluminando o céu durante o dia e a noite.

O Sol é o astro que está no centro de nossa galáxia e é somente porque ele nos provê de luz e calor, que a vida é possível em nosso planeta.

O Sol na mitologia grega é representado pelo deus Apolo. Apolo conduz o Sol em seu caminho pelo céu, do nascente ao poente, em sua carruagem dourada puxada por quatro cavalos alados. Apolo, por ser o deus Sol, se associa a tudo que envolve luz, no sentido de esclarecimento. Apolo é o deus da profecia, da verdade, da música e das artes, da consciência e também do  autoconhecimento. Sobre a porta de seu templo na antiga cidade de Delfos estava escrito:

“Conhece a ti mesmo”. 

Nesta linha analógica, o Sol é o ponto central de uma carta natal e reflete a necessidade que cada pessoa tem de se tornar um indivíduo único, com um propósito de vida peculiar. Nosso signo solar, que é o signo da constelação do Zodíaco por onde o Sol passava na data de nosso nascimento, representa a nossa essência mais pura, mais intacta e sem filtros. As luzes e sombras deste signo onde está o Sol, compõem a nossa essência mais íntima, muitas vezes um lugar que apenas nós mesmos conseguimos acessar.

Muitas vezes não conseguimos nos reconhecer em nosso signo solar porque nos camuflamos para ser aquilo que projetamos ou aquilo que os outros esperam. Mas o Sol está lá, naquela casa e naquele signo, iluminando, trazendo vida e potência criativa, dando intuito à nossa existência.

Não raramente, o reconhecimento de nossa essência em nosso signo solar vem com o tempo e com o autoconhecimento.

Assim como a luz do Sol alcança nossa galáxia em sua amplitude, este luminar manifesta a nossa busca pela autorrealização ao longo da vida e por isso, está intrinsecamente ligado ao nosso destino e propósito de vida.

A Lua é o luminar da noite. Quase tão importante quanto o Sol num mapa noturno, que é aquele de pessoas que nasceram durante a noite. Ela é quase sempre representada na mitologia como uma divindade feminina, senhora dos ciclos da vida.

A Lua é o astro que se movimenta mais rápido em relação à Terra e no período de um mês visita as doze constelações do Zodíaco, ficando dois dias e meio em cada uma. Por sua velocidade, e também por se apresentar em uma forma diferente a cada semana devido a sua natureza cíclica, a Lua é frequentemente associada à nossa capacidade de lidar com mudanças.

Por ser o corpo celeste mais próximo da Terra, a Lua se liga aos assuntos mais mundanos, físicos, humanos e terrenos. A Lua representa a maneira como nos sentimos em relação ao cotidiano, às pessoas próximas, a tudo aquilo que nos nutre e dá segurança e por isso, é também associada à mãe e à ancestralidade feminina. 

Nossa maneira particular de compartilhar emoções e nossa capacidade de sentir contentamento, valorizar o bem estar físico e emocional são uma carta natal representadas pelo nosso signo lunar, que é o signo do Zodíaco por onde passeava a Senhora da Noite na ocasião de nosso nascimento. 

A Lua ilumina a noite, refletindo a luz do Sol. As viagens antigamente eram feitas à noite, sob a luz da Lua e orientadas pelas estrelas. Enquanto o Sol nos guia em direção à nossa busca por significado e autorrealização, a Lua nos orienta em nossas viagens diárias pelos assuntos cotidianos, iluminando os sentimentos e necessidades do dia a dia, sem um objetivo supremo, mas com o intuito de nos conectar com a vida, no sentido da própria sobrevivência. 

Desta forma, enquanto o Sol nos inspira em direção a algo mais imaterial, relacionado a uma espécie de razão para estarmos vivos, a Lua nos impulsiona em direção às ações cotidianas que nos permitem estar vivos, pulsando os sentimentos.

Nosso signo lunar é tão importante quanto o signo solar na análise de um mapa natal. Conhecer as simbologias que compreendem suas características nos conecta com nosso eu mais profundo e ajuda a nos conhecer e reconhecer, para que possamos nos acolher cada vez melhor.

Texto de Flavia  – astróloga (da equipe Spiritualiter), Capricorniana de Sol, Sagitariana de Lua, observadora dos ciclos e das estrelas.