Essa frase tão comum dita por um dos pais dentro de uma relação ruim nunca foi tão autodestrutiva para os filhos. Pode passar a sensação de altruísmo e amor para quem ouve e de fato, é assim que os filhos vêem. Porém, oque os pais não sabem é que os filhos se sentem em dívida com eles por causa dela. Eles se sentem culpados pelo fracasso do casamento dos pais, porque acreditam que se não estivessem nascido os pais poderiam ser felizes. Nisso quando ficam adultos, fazem de tudo também para fracassar seus relacionamentos e amenizar a culpa inconsciente que sentem.
Os pais que dizem isso jogam a responsabilidade de ação para os filhos. Independente da situação que impeça alguém que vive um péssimo casamento de se separar, deve-se assumir a responsabilidade de sua escolha sem lamentar. Ou então, aceitar que o relacionamento fracassou e assumir a sua parte da culpa, sentido a dor e seguindo em frente. Dessa forma os filhos são poupados e vendo os pais resolverem seus problemas, também se sentem livres para seguir seu caminho.
Como é uma atitude que exige muita responsabilidade um do outro, a maioria prefere permanecer no conflito e no sofrimento, dói menos do que separar.
Mas agora quando a pessoa quer sair de uma relação ruim e não consegue, o ideal é que ela faça Constelação Familiar Sistêmica para olhar qual padrão familiar ainda influencia na sua vida. Dessa forma ela consegue a força necessária para tomar a melhor decisão para todos.
Agende já sua Constelação Familiar Sistêmica!